domingo, 1 de setembro de 2013

O Que Eu Andei Lendo #1: Agosto de 2013



E aí, gente! Faz tempo desde que postei alguma coisa aqui. Pois é... o tempo tá curto. Aquelas 3 colunas semanais que eu prometi no post passado, infelizmente vão ter que esperar um pouquinho. Estudar pra vestibular não é fácil(existe alguém que acha que é?). Mas mesmo no meio da correria, eu consegui separar um bom tempo pra ler. Só uma coisa que me deixou um pouco chateado foi que eu não consegui cumprir meu planejamento literário de agosto.

Então vamos aos lidos/começados/continuados desse mês:


Esse mês, chegou meu Kobo(que aliás é muito bom!). Então naquela euforia, eu li tudo que tinha pra ler nele. Baixei um monte de livros. Há um tempo eu já queria voltar a ler as HQs de The Walking Dead, escritas por Robert Kirkman e desenhadas por Cliff Rathburn e Charlie Adlard. Então aproveitei a chegada do meu e-reader e puis esse plano em prática. Eu tinha parado no volume 11, aí li do 12 ao 18. Cada volume tem 6 edições. Nossa, quando fui fazer as contas até assustei porque não tinha achado que tinha lido tanto de The Walking Dead. Li 42 edições. Olha o que um Kobo faz!

Eu gosto muito das histórias em quadrinhos de TWD, elas são em preto e branco, o que dá um tom mais macabro ao mundo apocalíptico da história. Além disso, na HQ os personagens(alguns) são bem diferentes de seus representantes do seriado da AMC. Já li a primeira edição do volume 19 e, meu Deus, tá muito bom. Não vejo a hora de continuar. Recomendo muito, principalmente se você é fã do seriado.

Lidos e terminados só essas HQs mesmo. Comecei a ler Legend(que estava no planejamento) e  é simplesmente a melhor distopia depois de Jogos Vorazes. É ótimo! O primeiro da trilogia já foi lançado no Brasil, então dê um jeito de comprar porque é bom demais! O jeito com que a autora, Marie Lu, alterna os pontos de vista entre Day e June, que são os protagonistas, eletriza a narrativa e te faz voar pelas páginas. Todo capítulo acaba com um gancho gigante! Não vou falar muito mais, porque quero escrever uma resenha para Legend. Ainda não acabei(estou mais ou menos na metade), mas esse livro é bom demais, muito bom mesmo.

Além disso, me forcei a ler um pouco mais de A Cidade e as Serras, que apesar de não ser ruim, eu não consigo pegar pra ler, a dificuldade está em pegar pra ler. Depois que começo a ler até gosto. Já passei da metade, o Jacinto está indo pras serras e acho que agora a narrativa vai mudar de rumo e vai dar uma acelerada nos acontecimentos e vai ter mais das análises do Eça de Queirós. E essas análises dele são muito boas, sobre o avanço tecnológico versus as necessidades reais que temos para viver, se lá na época dele isso já valia, imagina hoje.

FUN FACT: o Jacinto, personagem de A Cidade e as Serras, faz aniversário no mesmo dia que eu(!), dia 10 de janeiro!

Como se não bastasse ter dois livros começados, comecei mais um. É! Qual é o meu problema(?). É um livro de histórias em quadrinhos. Também estou lendo no Kobo. É o primeiro volume de Maus, A Survivor's Tale, o subtítulo é My Father Bleeds History(Meu pai sangra história), escrito por Art Spiegelman. É baseado numa história real de um sobrevivente dos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial. É ótimo, escrito muito bem, tem momentos cômicos, mas ao mesmo tempo é um livro sério e um pouco triste. O que eu achei mais interessante e o que me fez querer ler foi a forma como são representados os judeus e os nazistas. Em Maus, os judeus são hominídeos ratos e os nazistas são formas meio-humanas felinas. Curioso, não? O dito sobrevivente é o pai do autor, chamado Vladek Spiegelman. Tem sequência, o segundo tem o subtítulo And Here My Troubles Began(E aqui meus problemas começaram). Eu não sei se já foi lançado no Brasil, mas com certeza dá pra importar pela Saraiva.

Então é isso, gente. Acho que setembro não vai ter um post da coluna Planejamento Literário, porque vou tentar me ater a terminar meu livros começados e poder escrever resenhas para vocês. Enquanto isso, leiam os outros posts, em especial minha resenha de A Culpa é das Estrelas e curtam a fanpage do blog no facebook. Até mais!

5 comentários:

  1. Oi Lucas, seu blog está muito bonito! Fiquei muito curiosa com Maus, vou procurar para mim. Abração, Rosi ( Só Mais Uma Página)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rosi! É uma história ótima! Procure sim. Abraço :D

      Excluir
  2. Oi Lucas
    Com tanta coisa pra fazer e com os estudos, nao sobra muito tempo pra ler.
    Tbe sou capricorniana!
    Acho muito legal vc intercalar os livros com classicos da nossa literatura.
    Aproveito para te convidar para participar da minha primeira BC! É sobre livros e eu vou adorar se vc puder contar o que leu ou lê neste mês!
    Um ótimo final de semana!!
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, vou participar com certeza! Todo mês vou lá deixar meu linkzinho ;)
      Já postei o do mês de setembro lá! E foi Maus!

      Beijo

      Excluir
  3. Oba!
    Adorei a participação la no blog, Lucas e conto com vc todo mês, viu?
    Bjks

    ResponderExcluir