sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Planejamento Literário #1: Agosto de 2013


E aí, gente! Eu sei, faz tempo desde a última atualização do blog(e nem era realmente conteúdo!). Mas agora as coisas vão mudar! Eu estou com tempo de sobra? Nunquinha. Mas arrumarei tempo para ter pelo menos umas 3 colunas semanais. O post de hoje é o primeiro de um coluna mensal, nesse chamado planejamento literário, vou falar um pouquinho das leituras que planejo fazer no mês. 

Entre estudos e outras atividades, tento espremer o máximo de leitura que posso. Então, meus planejamentos serão baseados em mais ou menos um livro por semana(o que, se vocês tiverem sorte, significa uma resenha por semana).

Como esse mês não li nada na primeira semana por causa dos efeitos que terminar a trilogia Jogos Vorazes causou sobre mim, teremos apenas três livros planejados. Vamos lá, ao primeiro livro:

A Cidade e As Serras
Eça de Queirós
Domínio Público
1) O primeiro livro que me propus a ler esse mês é A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós. Sim, ele estava na minha meta da maratona literária, mas acabei lendo muito pouco dele naquela semana. Já retomei a leitura e apesar de ter muita dificuldade em pegar e ler, depois que pego e começo, levo num bom ritmo, a história é envolvente, sim. A maioria das pessoas tem um certo "preconceito" com livros clássicos, livros ditos chatos e ultrapassados. Confesso que ainda tenho um pouco desse pensamento, mas aos poucos vou aprendendo que não é bem assim! 

Sinopse: Marcado por intensa ironia, A Cidade e as Serras conta a história de Jacinto, herdeiro afortunado da antiga aristocracia rural portuguesa, cuja vida confortável e abastada em Paris é obrigado a deixar para tratar de assuntos familiares na ficcional Tormes, pequeno lugarejo serrano em Portugal. Entediado e infeliz na cidade grande, Jacinto entra em contato com uma paisagem rústica e natural até então desconhecida, descobrindo um novo modo de vida que decide experimentar. Último livro de Eça de Queirós, publicado um ano após sua morte, A cidade e as serras é um dos marcos da fase final da produção do autor, na qual este parece reavaliar o conceito de “civilização” tão em moda no século XIX. Esta obra é sem dúvida um exemplo da modernidade de um escritor que se debruçou sobre a dolorosa experiência de se manter vivo num tempo em permanente transformação.


A Marca de Atena
Rick Riordan
Intrínseca, 2013
480 páginas
2) O próximo será A Marca de Atena, terceiro livro da série Os Heróis do Olimpo, de Rick Riordan. Comprei esse livro em maio desse ano e apesar de o anterior ter deixado um gancho gigantesco para esse, acabei adiando e adiando. Nesse livro temos a "continuação" da saga Percy Jackson. Um dos motivos para eu lê-lo agora é que a Editora Intríseca conseguiu sincronizar o lançamento do próximo livro da série(A Casa de Hades) com o lançamento estadunidense. Assim, em vez de o lançamento ser seis meses depois do original, em outubro(glória!) o quarto livro estará nas mãos dos fãs!

Sinopse: Annabeth está apavorada. Justo quando ela está prestes a reencontrar Percy - após seis meses afastados por culpa de Hera -, o Acampamento Júpiter parece estar se preparando para o combate. A bordo do Argo II com os amigos Jason, Piper e Leo, ela não pode culpar os semideuses romanos por pensarem que o navio é uma arma de guerra grega: afinal, com um dragão de bronze fumegante como figura de proa, a fantástica criação de Leo não parece mesmo nada amigável. Annabeth só pode torcer para que os romanos vejam seu pretor Jason na embarcação e compreendam que os visitantes do Acampamento Meio-Sangue estão ali em missão de paz. Mas os problemas de Annabeth não param por aí.


Legend
Marie Lu
Putnam Juvenile, 2011
320 páginas
3) Esse último livro do mês foi escolhido porque meu Kobo chegou e eu PRECISAVA ler alguma coisa nele. Legend, de Marie Lu, foi a escolha! Vi muitas resenhas positivas desse primeiro livro no YouTube! No Brasil ele já foi lançado pela Editora Prumo. Como vou ler o e-book, vou ler do original em inglês, que nos Estados Unidos é da editora Putnam Juvenile e foi lançado em 2011. É uma distopia e conta com os pontos de vista de dois personagens: Day e June. Além disso, é uma trilogia. O segundo livro se chama Prodigy e o terceiro(ainda não lançado) chama-se Champion.

Sinopse: Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.

Bom, por esse mês é só! Espero que eu dê conta de ler os três livros dessa pequena meta mensal. E aí? O que vão ler nesse mês de agosto? Comentem aqui em baixo. Curtam a fanpage do blog no facebook também! Até a próxima.

2 comentários:

  1. Oi Lucas
    Adorei todos os livros do Percy. Ainda nao li a Marca de Atenas, mas minha filha devorou.
    Estou lendo A Rainha Vermelha, é otimo!
    Bjks e um otimo final de semana

    http://www.blogdaclauo.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito legal gostei de a Marca de Atenas ... Pretendo lê-la.

    ResponderExcluir